segunda-feira, 17 de maio de 2010

Ainda há limitações para voto on line

Paulo Fortuna, para o Valor, de São Paulo
17/05/2010

Eduardo Moraes, sócio da Claritas Administração de Recursos , dificilmente votaria na Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Petrobras, realizada no dia 8 de abril na sede da companhia, no centro do Rio de Janeiro. Afinal, a pequena fatia no capital da estatal dos fundos administrados pela Claritas não justificaria todo o trabalho e, principalmente, o custo de participar da reunião. Mas, a facilidade de poder votar pela internet mudou a decisão de Moraes, mesmo sabendo que o seu voto não interferiria em nada no resultado final da assembleia.

Foi a primeira assembleia da Petrobras que proporcionou a votação pela internet. No total, foram 15 investidores que se cadastraram no site da Assembleias Online , incluindo alguns com perfil bem atípico em relação aos frequentadores habituais das votações. "Tivemos até um acionista de Parintins, no Amazonas, que se cadastrou para voltar pela internet", afirma Denys Roman, diretor-executivo do site Assembleias Online.

"Podemos dizer que, no limite, o que definiu a nossa participação na assembleia foi a possibilidade de votar eletronicamente", diz Moraes, da Claritas, lembrando que o fator custo costuma ser decisivo na decisão de participar de uma assembleia, porque isso envolve gastos com a contratação de advogados para preparar as procurações, além de viagens e hospedagens.

Moraes avalia que, após a entrega de toda a documentação que possibilita o castramento no site, o processo de participação é relativamente simples, bastando navegar para acompanhar os itens colocados em votação. De acordo com o edital da assembleia divulgado pela Petrobras, o acionista pode opinar, entre outras questões, se era a favor ou contra a aprovação do orçamento 2010 e o aumento de capital da empresa.

Moraes, porém, ainda vê limitações no sistema nos casos em que o acionista tenha interesse direto em influir nos rumos da assembleia, porque pela internet o acionista pode apenas votar no itens propostos pela companhia. "Se queremos interferir na dinâmica de uma reunião, por exemplo, para indicar um membro do conselho fiscal ou um representante dos minoritários, o ideal é estarmos presentes na assembleia", diz Moraes.

A adesão de 15 acionistas ainda é pequeno se comparado ao universo de investidores da Petrobras. O total de acionistas da empresa em fevereiro de 2010 - último dado disponível - era de aproximadamente 472 mil, dos quais 150 mil estrangeiros vinculados ao programa de ADR negociado nas Bolsas de Buenos Aires e de Nova York. Mas o gerente coordenador de Relações com Investidores da Petrobras, Alexandre Fernandes, avaliou como positivo o volume de adesões, considerando que a assembleia teve 50 participantes no total.

5 comentários:

  1. Paulo Fortuna? Será quem eu estou pensando?O amigo de Celia Froufe?

    ResponderExcluir
  2. Não se em quem está pensando, mas Paulo Fortuna é amigo da Célia Froufe sim.

    ResponderExcluir
  3. Quanto tempo não vejo? Tudo ok?

    ResponderExcluir
  4. É, a vida é uma luta constante.Eu sou uma Froufe também.Quem sou eu?

    ResponderExcluir