terça-feira, 22 de maio de 2012

SUV avança ao oferecer requinte e segurança

Paulo Fortuna
Para o Valor, de São Paulo 

A vocação para trafegar em todo tipo de terreno com conforto, segurança, design moderno e equipamentos sofisticados faz aumentar a preferência pelos veículos utilitários esportivos (ou SUVs, na sigla em inglês). O segmento de SUVs no Brasil tem apresentado um resultado melhor do que a média no setor de autos e comerciais leves. De janeiro a abril, foram emplacados 75.862 SUVs grandes, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição dos Veículos Automotores (Fenabrave), uma alta de 4,2% sobre o mesmo período do ano passado, enquanto o resultado geral teve queda de 3,14%.

Até meados de maio, os emplacamentos de SUVs grandes caíram 7,8% em relação a abril, bem menos do que os dos automóveis e veículos comerciais leves, que recuaram 13,82%.
A queda em maio foi atribuída ao aumento de 30 pontos no Imposto de Produtos Industrializados (IPI) dos automóveis importados, além da restrição aos financiamentos por parte dos bancos. Entretanto, executivos do setor apontam que a queda foi menor por conta do alto poder aquisitivo dos clientes do segmento.

A expectativa do setor é que o segmento tem espaço para crescer. O gerente de produtos da Toyota no Brasil, Anselmo Borgheti, avalia que há uma grande demanda de consumidores por veículos que passam uma sensação de robustez e segurança, mas ao mesmo tempo dispõem de espaço e conforto, e podem ter um uso misto.

O presidente da Jaguar Land Rover para América Latina e Caribe, Flavio Padovan, acredita no potencial de crescimento do mercado. As vendas da Land Rover - marca associada ao uso fora de estrada aliada a sofisticação - cresceram 35% neste ano, impulsionadas pelo modelo Range Rover Evoque, cujas linhas estão mais próxima de um crossover (mistura de sedã com SUV). Foram emplacados 1.906 Evoque neste ano.

Marcas conhecidas pelo requinte e conforto também apostam em SUVs e crossovers. A Mercedes-Benz, por exemplo, é representada pelo GLK 300; a Porsche, pelo Cayenne; a Audi pelos modelos Q; e a BMW pela família X.

A japonesa Mitsubishi baseia grande parte do seu marketing no forte desempenho da marca em competições de rally como a tradicional Paris-Dakar, onde soma 12 vitórias. Além da tradicional família Pajero, que pode ser considerada SUVs "pura", a Mitsubishi tem no mercado os crossovers ASX e Outlander. O ASX será produzido no Brasil a partir do meio do ano. Mas o carro chefe em vendas da companhia ainda é o "jipinho" Pajero TR4, o sexto colocado no ranking de SUVs grandes.

A briga pela liderança do mercado de SUVs deve esquentar com o lançamento do Trax pela General Motors. A GM já apresentou a imagem do carro, que será um modelo global, vendido em mais de 140 países. Chegará ao mercado europeu no fim deste ano e deve estar à venda no Brasil em 2013.

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